Caminho da Jurema
UMA IRMANDADE DE JUREMEIROS
Ser juremeiro é ter fé, perseverança e humildade, é saber respeitar todas as religiões e fazer o bem sempre. É ter a sua própria Ciência e só falar do que viveu e do que sentiu. É viver com menos críticas e julgamentos e mais essência.
O Caminho da Jurema é um ciclo de estudos espirituais anual com a Jurema Sagrada com duração mínima de 7 anos que ocorrem nos equinócios de outono do hemisfério Sul por 7 dias.
A proposta deste Caminho é juntos construirmos uma irmandade de Juremeiros com raízes fortalecidas disposta a fazer da Ciência da Jurema um Caminho de Vida.
Essa Ciência resistiu, graças aos povos originários (que foram alvo de extermínio, escravidão, catequização, desterritorialização, quando não extintos) e hoje ela está imortalizada nas mais diversas religiosidades juremeiras. E é com esse povo antigo (indígenas, mestres juremeiros, avôs e avós, contadores de histórias, cantantes, rezadoras) que sentaremos em volta do fogo para aprender e receber transmissões orais de saberes, cada um na justa medida que poderá ser capaz de integrar na sua própria vida naquele ano.
A Flecha principal deste Caminho é a prática de uma espiritualidade saudável (que nos tempos modernos se faz muito necessária) que honre as tradições e os guardiões da história da Terra; que caminhe com verdade e autenticidade a partir de quem se é e do seu próprio lugar (não de imitações, projeções, apropriação, misticismo exacerbado e showmanismo) e que seja feita de pessoas reais e principalmente humanas (que honre a sua humanidade)
Sabemos que no caminho espiritual a ciência do nosso padrinho ou madrinha acorda a nossa, e depois com o tempo e a experiência vamos criando a nossa. Por isto, após muitos anos aguardando orientações espirituais e com o aval do nosso Mestre, criamos este ciclo de estudos, encontros e reencontros pelos caminhos mimosos e doces, mas também espinhosos e agrestes da Sagrada Avó Jurema para que se possa abrir um espaço de aprendizado e entrega para receber as bênçãos de um caminho juremeiro.
Lembrando que na espiritualidade se oferece sempre primeiro antes de tomar qualquer coisa para si. Quanto mais você entregar, mais recebe, porém quanto mais fundo você for, maior responsabilidade também terá. O caminho é completamente livre pois o compromisso você é que escolhe até onde quer ir e até onde suas pernas podem alcançar. O importante é que seja uma entrega dedicada e sincera e que sustente o que rezou.
Quem vai amadrinhar este Caminho é Paula Raquel Xavier que entregou o seu coração e a sua vida a este altar vivo que é a árvore da Jurema há 10 anos (através do Mestre Hebhert Oliveira) criando um espaço seguro (amparado pelos poderes da natureza) para o ciclo de estudos e fazendo as intermediações e organizações necessárias com os professores convidados.
Se você sente afinidade com esta flecha que lançamos ao vento com reza boa e propósito alinhado preencha a ficha e nos conte mais sobre o seu interesse neste Caminho, suas intenções e sentimentos. Fale-nos sobre sua trajetória de vida, seus sonhos e seu caminho com a Jurema.
Abriremos poucas vagas e pediremos alguma experiência com a Jurema.
Pré-requisito: Já ter participado de algum curso/vivência/formação ou ritual de Jurema conosco.
II Ciclo
Data: Equinócio de Outono do Hemisfério Sul
Local: São Francisco Xavier – SP, Grota das Flores
Condução: Paula Raquel, Família Juremeira e professores convidados, indígenas Kariri-Xocó, Mestres da Jurema.
Compartilhe